Moldura-MyQuiro-2 model 2.png

ÚLTIMO POST

Você conhece a acupuntura?

Técnica da medicina chinesa é realizada com agulhas finas e trata diversas enfermidades físicas e emocionais

Imagem: Pexels

A acupuntura é uma terapia complementar reconhecida como especialidade médica desde 1995. Oriunda da medicina chinesa, a técnica usa finas agulhas inseridas em determinadas partes do corpo para tratar doenças, aliviar sintomas e proporcionar mais bem-estar.

As inserções de agulhas na acupuntura têm como objetivo estimular pontos e terminações nervosas, gerando estímulos pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central. Esses neurotransmissores têm efeitos analgésicos, relaxantes e anti-inflamatórios e atuam também nos sistemas neurológico, imunológico e endócrino, fazendo com que o organismo restabeleça o equilíbrio e a saúde.

Os estudos a respeito dos efeitos da acupuntura estão em constante atualização. A Organização Mundial de Saúde (OMS) editou uma lista com mais de 200 doenças e sintomas que apresentaram resultados satisfatórios em tratamentos com acupuntura, sendo crônicos ou agudos.

Alguns deles:

- Problemas neurológicos, como enxaqueca, cefaleia, sequelas de AVC;

- Dores e lesões ortopédicas, como lombalgia;

- Digestivos, gástricos, náuseas e vômitos;

- Respiratórios, como rinite alérgica e sinusite;

- Problemas de saúde da mulher e do homem, como tensão pré-menstrual e infertilidade;

- Psiquiátricos, como depressão e ansiedade.

Terapia complementar

A acupuntura é muito utilizada como tratamento complementar da medicina tradicional, juntamente da quiropraxia e da massoterapia. Inclusive, a auriculoterapia, técnica já realizada na MR Quiropraxia, é um tipo de acupuntura, que utiliza sementes em pontos da orelha.

Leia mais sobre a auriculoterapia aqui

Como é complementar, o acompanhamento com acupuntura pode reduzir as idas ao médico e minimizar o uso de medicamentos de uso contínuo, dores crônicas e cirurgias.

Necessidade de um especialista

Para a realização da acupuntura, é necessário um especialista, uma pessoa com experiência e conhecimentos nos pontos do corpo, nos problemas relatados pelos pacientes e nas áreas em que deve atuar com as agulhas.

“Tivemos o prazer de conhecer Romir, um profissional com muita bagagem para agregar ao time da MR com mais uma modalidade multidisciplinar”, relata Inajara Maciel, proprietária do espaço de bem-estar e saúde.

Romir Barbosa é graduado em Farmácia pela UFRJ, especialista em Farmácia Química e Industrial, com 30 anos de atuação como oficial farmacêutico do Exército e também com especialização em Acupuntura.


“Pretendo utilizar as técnicas que aprendi, juntamente com minha expertise e conhecimento, para proporcionar o melhor aos pacientes da clínica”, salienta o profissional.

Quer conhecer mais sobre a acupuntura e sentir os seus benefícios? Agende uma avaliação na MR Quiropraxia.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo