Cuidados diários com a coluna
Diversos hábitos do dia a dia, como sentar e levantar, podem estar prejudicando e comprometendo a sua coluna; Veja algumas dicas para manter a saúde da coluna em dia
Passar horas e mais horas em pé ou sentado, levantar da cama de forma errada ou usar celular e computador com uma postura incorreta são alguns dos exemplos que, no longo prazo, podem prejudicar, e muito, a saúde da sua coluna e a sua postura. Muitos dos hábitos são tão automáticos que nem percebemos. Por isso, hoje vamos falar mais sobre o assunto, com o principal objetivo de alertar e conscientizar a respeito do problema que atinge grande parte da população.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população sente ou já sentiu dor nas costas, sendo que mais de 30% sofre da dor crônica. Os motivos causadores são os mais variados, mas, em sua grande maioria, estão relacionados aos hábitos do cotidiano, como forma de trabalho e deslocamento.
“É muito comum pessoas que passam o dia inteiro sentada, de pé, sem alongamento ou pausa sentirem incômodos. Isso, com o tempo, prejudica a coluna, a circulação, causa LER e pode acarretar diversos outros problemas mais sérios”, diz Inajara Maciel, resposnável pela quiropraxia na MR Quiropraxia, no Portão, em Curitiba.
Principais causas
Entre os principais causadores do dia a dia das dores de coluna estão:
- Uso de eletrônicos por muito tempo ou em posições sem o alinhamento correto. O que fazer? Atentar-se à ergonomia, ajustando posicionamento dos braços e pernas com a altura do aparelho. No caso de notebooks, usar um suporte específico, que deixe a tela na direção dos olhos e evitando usar no colo. O mesmo vale para celulares, preste atenção no pescoço e na inclinação da cabeça, para que ela não se force para frente ou para baixo.
- Sofás e camas inadequados. Sofás macios são um abraço convidativo para horas de folga, mas, ao mesmo tempo, podem prejudicar a cervical e a lombar. O mesmo vale para camas muito moles. O que fazer? Além de procurar móveis novos e com mais firmeza, não passe muito tempo deitado no sofá. Ao dormir, preste atenção na posição: evite dormir de bruços, prefira sempre de lado. Ao levantar da cama, faça também de lado, para sentar e, assim, levantar.
- Má postura. Essa é uma das causas mais recorrentes e que menos percebemos. Andar, abaixar, empurrar, todas essas ações feitas repetidamente de forma errada prejudicam a coluna como um todo. O que fazer? Ao andar, leve os ombros para trás; ao sentar, veja se os pés estão apoiados no chão; vai se abaixar? Desça dobrando os joelhos, com a postura reta; carregue mochilas com uma alça em cada ombro; se for levantar peso, mantenha as costas estendidas e contraia a barriga, para preservar a coluna.
- Deixar o exercício de lado. Nem todos gostam de exercício, mas ele é fundamental para a saúde. O que fazer? Se não é chegado em grandes atividades, pelo menos, alongue-se diariamente, faça pausas durante o trabalho e aproveite o momento para relaxar. Existem alguns exercícios específicos para a coluna, que ajudam a fortalecer e minimizar dores.
“São dicas práticas para o dia a dia, que ajudam na postura e evitam incômodos. Quando seguidas, podem resultar em mais qualidade de vida”, diz a quiropraxista.
Não se acostume com a dor! Aos primeiros sintomas de dores na coluna, consulte um quiropraxista para realizar um alinhamento e evitar problemas mais graves.