top of page
Moldura-MyQuiro-2 model 2.png

ÚLTIMO POST

Quiropraxia em animais

Atualizado: 12 de dez. de 2022

Técnica que está sendo disseminada via redes sociais traz inúmeros benefícios aos animais, em especial aos cães e aos gatos

Recentemente, um vídeo circulou pelas redes sociais mostrando um cachorro recebendo manobras de quiropraxia. Você sabia que a técnica pode trazer também muitos benefícios aos animais?

Com os mesmos objetivos do tratamento em humanos, a quiropraxia animal é realizada para proporcionar mais bem-estar e longevidade aos bichos, com um trabalho manual leve e preciso para o ajuste das vértebras e de suas extremidades.

“É necessário ter conhecimento da anatomia animal, por isso a prática é normalmente realizada por quiropraxistas com formação também em medicina veterinária”, alerta a quiropraxista que está à frente da MyQuiro, Inajara Maciel.

As técnicas usadas no corpo humano podem ser adaptadas para os animais, porém, o conhecimento de ambas as especialidades é imprescindível para evitar lesões desnecessárias e garantir o sucesso do tratamento.

Saiba mais sobre o alívio de dores por meio da quiropraxia.

Recomendações

A técnica é indicada para o tratamento de questões neurológicas, paralisias, incontinências, atrofia e restrição muscular, hérnias, entre outras patologias. Além disso, ela pode ser aplicada para melhora do condicionamento físico, controle de dor ou, simplesmente, como prevenção.

“Os propósitos são muito semelhantes aos da quiropraxia em humanos, com o maior objetivo em proporcionar melhores condições de vida em todos os aspectos. Não é preciso viver com dor, sejam as pessoas ou os animais”, diz a profissional.

Entre os principais sintomas indicando que o animal pode precisar da quiropraxia, estão:

- Animais com diminuição visível do movimento;

- Apáticos ou que não brincam;

- Com maior sensibilidade ao toque;

- Em posições anormais da cabeça ou da cauda;

- Problemas digestivos;

- Idosos.

Antes de qualquer intervenção, porém, é necessário um diagnóstico e o acompanhamento dos sintomas, além de monitorar a evolução do tratamento.

Melhoras da quiropraxia em animais

As principais vantagens de um alinhamento bem feito são:

- Relaxamento e bem-estar;

- Melhora da amplitude de movimento do animal;

- Devolução da mobilidade;

- Ativação do sistema nervoso central;

- Maior vascularização;

- Diminuição de pressão arterial e dos batimentos cardíacos;

- Melhora da oxigenação, entre outros.

“É importante dosar a força e aplicar técnicas corretas para respeitar a anatomia animal, sem gerar lesões ou mais desconforto. É uma terapia complementar”, salienta Inajara.

Contraindicações

A quiropraxia animal pode ser indicada para a maior parte das situações. Porém, animais com tumores, fraturas ou inchaços devem evitar, além de ser perigoso nos muito agressivos e ariscos.

Disponibilizar este tipo de cuidado visando o bem-estar animal é um ato de amor e carinho.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page