top of page
Moldura-MyQuiro-2 model 2.png

ÚLTIMO POST

Quiropraxia em bebês e crianças

Um acompanhamento é possível desde o nascimento e ao longo de toda a infância: técnicas atuam para dar mais conforto e em casos específicos, como o torcicolo congênito

Falamos recentemente sobre as vantagens da quiropraxia em grávidas, para aliviar as pressões na coluna durante a gestação e preparar para o momento do parto, e hoje vamos abordar os benefícios das técnicas de quiropraxia para bebês e crianças. Sim, eles também podem ter muitas vantagens com a prática!

As aplicações da quiropraxia são variadas: para tratar dores na coluna cervical, torácica ou lombar, hérnias, tendinites, bursites, torcicolos, entre outros. E todos esses tratamentos aplicados nos adultos podem ajudar e prevenir problemas também nas crianças.

“São pequenos ajustes que auxiliam a aliviar os incômodos e a prevenir possíveis futuros problemas”, explica a quiropraxista Inajara Maciel.

Como funciona?

A quiropraxia em bebês e crianças pode ser aplicada desde o momento do nascimento, com acompanhamento periódico durante o desenvolvimento corporal. É possível tratar pacientes recém-nascidos com traumas pós-parto ou com o espaçamento da coluna comprimido.


“Como os ossos da coluna infantil estão em desenvolvimento, os espaços articulares são proporcionalmente maiores que o da coluna adulta. Com isso, usamos técnicas específicas para proporcionar bem-estar durante o atendimento”, salienta Inajara.


Esse monitoramento pode se prolongar durante o crescimento, seja do momento em que o bebê começa a engatinhar até os primeiros passos. “Esses ajustes logo nos primeiros anos de vida possibilitam que a criança se desenvolva melhor, não só no quesito estrutural, mas também em questões de concentração, relaxamento e harmonia”, diz a profissional.

É perigoso fazer quiropraxia? Leia sobre o assunto neste texto!

Torcicolo congênito

Caracterizado por uma contratura do músculo lateral do pescoço, o torcicolo congênito ocorre normalmente devido a situações relacionadas ao parto ou ao posicionamento do bebê no útero. Com isso, o pescoço do recém-nascido fica virado para um único lado, com limitações em seus movimentos naturais.

“Tivemos um paciente com torcicolo congênito, trazido pela mãe que já conhecia a quiropraxia. Os pais acompanharam todas as sessões e perceberam como os ajustes eram agradáveis à criança. Em pouco tempo, o bebê estava livre do torcicolo e com muito mais qualidade de vida”, relata Inajara.


Tem torcicolo com frequência? Veja como aliviar os sintomas.

Pé de bailarina

Problema muito comum entre as crianças de até 5 anos, o pé de bailarina é pouco comentado entre os pais. Ele pode ser apenas uma questão temporária, devido à falta de maturidade do sistema nervoso central e de coordenação motora como pode ser um encurtamento do tendão de Aquiles, no caso de persistência.

“Para esses casos, diagnosticados após exames, a quiropraxia pode auxiliar trabalhando no ajuste e no alongamento do tendão, visando a aproximação do calcanhar com o solo”, afirma a profissional. Inflamações no tendão, chamada de tendinite de calcâneo, também podem ser aliviadas com as sessões.

Além de tratar diretamente a dor, a quiropraxia em bebês e crianças pode trazer outros benefícios, como:

· Mais qualidade de sono;

· Diminuição da hiperatividade;

· Redução de cólicas;

· Melhora das vias respiratórias (asmas, bronquites);

Que tal proporcionar um início de vida agradável e sem dores para seus filhos e parentes? Agende uma consulta para conhecer os benefícios da quiropraxia em bebês e crianças.


(Fotos cedidas pela família)


118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page