Quiropraxia na gravidez
Prática minimiza a sensação de dores na lombar e auxilia no preparo para a hora do parto; Conheça os benefícios da quiropraxia durante a gestação
A gravidez é um momento mágico para toda mulher, mas, ao mesmo tempo, a transformação no corpo gera muitas dúvidas.
Com o aumento de peso e a mudança do centro de gravidade corporal, é normal sentir desconforto postural, incômodos e dores, principalmente na região das costas, sobretudo com a intensificação da curvatura da coluna vertebral.
Por isso, surge uma dúvida comum: será que mulheres grávidas podem se tratar com a quiropraxia? A resposta é: não só podem, como devem.
“Como a quiropraxia não utiliza medicação ou métodos invasivos, ela é indicada durante a gravidez, pois trata os incômodos sentidos pela mãe sem prejudicar o bebê”, analisa Inajara Maciel, quiropraxista em Curitiba, com atendimento no bairro Vila Izabel.
Benefícios da quiropraxia na gravidez
Os ajustes periódicos trazem inúmeros benefícios para as gestantes, já que trabalha o equilíbrio pélvico, contribuindo para a dilatação no momento do parto, além de controlar o sistema nervoso e emocional.
Dessa forma, a quiropraxia na gravidez alivia as dores e as pressões na coluna e ajuda na preparação para o parto, diminuindo a pressão nas articulações com o alinhamento postural.
“Os ajustes promovem uma sensação de alívio, de relaxamento e de bem-estar, resultando no aumento da mobilidade e mais disposição”, diz Inajara, que realiza o atendimento de gestantes na My Quiro.
Além de preparar o corpo para o momento do parto, a quiropraxia melhora a recuperação pós-parto, trabalha na diminuição do estresse e da ansiedade, auxilia na circulação sanguínea, reduz dores e incômodos, entre outros benefícios.
Muitas das pacientes se tratam ao longo da gestação, fazendo ajustes já no sentido da prevenção das dores, garantindo o bem-estar ao longo de todo o período.
Como são as sessões?
Gravação da Gabriela, em consulta no final do sétimos mês de gestação, cedida pelo papai Túlio Tobias.
Os ajustes acontecem de acordo com o desalinho da coluna, de forma manual, assim como se dão as consultas para os outros pacientes. O movimento rápido promove o estalo e automaticamente o ajuste, proporcionando a sensação de bem-estar.
A barriga não é impeditivo em nenhuma fase da gravidez, mas cada caso é analisado de forma individual, considerando suas especificidades. É importante relatar tudo -- especialmente dores, incômodos e desconfortos -- para que a profissional possa identificar qual o melhor método para aquele período.
Veja mais sobre as sessões de quiropraxia neste post.
Pós-parto
A quiropraxia também é benéfica no pós-parto, pois o peso do bebê nos braços e a posição de amamentação podem resultar em dores nas costas e no pescoço.
Com isso, desalinhar as articulações é muito fácil, e os ajustes promovem o relaxamento e o alinhamento do corpo como um todo.
Inclusive, a quiropraxia é benéfica para o bebê, que está no início da sua formação óssea e precisa de orientação para formar estruturas adequadas, auxiliando também em seu desenvolvimento motor.
Contraindicações
Todos podem fazer a quiropraxia: de recém-nascidos e crianças a idosos. Durante a gravidez, a contraindicação é para antes dos três meses de gestação e para aquelas com alguma restrição ou complicação -- normalmente informada pelo médico obstetra, que acompanha a paciente ao longo deste período.
Evite as sessões, caso você tenha:
- Gravidez de risco;
- Gravidez ectópica;
- Deslocamento de placenta;
- Sangramentos vaginais.
“A quiropraxia na gravidez é boa para a mãe e para o bebê, que pode se consultar com a profissional assim que nascer”, diz Inajara.
Está grávida e gostaria de um acompanhamento de quiropraxia para eliminar as dores nas costas e os incômodos posturais, além de trazer benefícios futuros para seu bebê? Agende um horário na My Quiro, na Vila Izabel, em Curitiba.